Saturday, April 14, 2007

[FPIF]: Encontro Formadores FCT / UNL '06

Hallo e boas tardes!!
Espero que esteja tudo bem com vcs todos!
Chegou a primavera e já faz algum tempo que já somos oficialmente formadores... e consequentemente, infelizmente, já não nos encontramos...
O que vinha propor era muito simples...
Sim, vou propor um encontro onde vamos comer!! comida... :)
A minha proposta é a seguinte:
Proponho encontrar-mo-nos em casa de um de nós (assim ao calhas, a casa do Tiago ;) ), onde poderíamos efectuar o repasto.
Mas cuidado!
Todos nós iríamos contribuir a nossa maneira para esse almoço/jantar, i.e.:
Cada um trazia uns bolos, umas garrafas, umas latas de atum, etc, etc (tenho uma nova receita brutal que gostava de partilhar com vcs :p )
Para tal, é preciso que... Vocês estejam de acordo!!!
A ideia é muito simples...
Façam reply a avisar quem alinha....
Marcamos umas datas (não me venham com conversas, uma sexta ou um sábado a noite, toda a gente pode, vá, vá, sem estórias)
Não me desiludem....
Pelo menos digam que não vão, mas mostrem que estão bem de saúde!!!
:)
Um grande beijo para elas, eles, levam aquele abraço :)

André

PS: Alguem que faça um forward para a Susana Gaspar please... a sua caixa de email parece que deu o berro :( thx u!

Thursday, April 5, 2007

Páscoa Feliz....

As origens do termo

A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem origem religiosa e advém do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém a sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem.


A História do coelhinho da Páscoa e dos Ovos

A figura do coelho está simbolicamente relacionada a esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho reproduz-se rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinónimo de preservação da espécie e de melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.
Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida. A figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII.


Por isso... Feliz Páscoa e muita reprodução... é tempo disso ;)
Beijos
EU!